O Sábio
Aquele que traz o comprometimento com a busca da verdade, do conhecimento e da sabedoria.
O primeiro e fundamental ensinamento é o chamado para “esvaziar a xícara”. Se estamos totalmente tomados pelo conhecimento já adquirido não temos espaço para o novo conhecimento chegar.
Como dizia um velho sábio, “tudo sei é que nada sei”. O verdadeiro Sábio é um eterno aprendiz. Nos ensina a respeito da paciência e da sabedoria a respeito do tempo das coisas. Ouve muito e fala pouco. Suas palavras são precisas e no momento certo.
Menos movimento e mais assertividade. Traz como sombra a possibilidade do orgulho e a soberba camuflados. Quando em posse do conhecimento, acreditamos estar acima do outro de alguma forma. Isso gera separação em relação ao outro e ao mundo.
O Sábio
Aquele que traz o comprometimento com a busca da verdade, do conhecimento e da sabedoria.
O primeiro e fundamental ensinamento é o chamado para “esvaziar a xícara”. Se estamos totalmente tomados pelo conhecimento já adquirido, não temos espaço para o novo conhecimento chegar.
Como dizia um velho sábio, “tudo o que sei é que nada sei”. O verdadeiro Sábio é um eterno aprendiz.
Ele nos ensina a respeito da paciência e da sabedoria em relação ao tempo das coisas. Ouve muito e fala pouco. Suas palavras são precisas, e ditas no momento certo. Menos movimento e mais assertividade.
Traz como sombra a possibilidade do orgulho e a soberba camuflados. Quando em posse do conhecimento, acreditamos estar acima do outro de alguma forma. Isso gera separação em relação ao outro e ao mundo. A verdadeira sabedoria gera humildade. Aquele que realmente conhece sabe que na essência somos todos iguais e não existe separação.
Seguir a trilha do Sábio exige prostrar-se diante da própria ignorância, abrindo espaço para a verdadeira sabedoria. A verdade que liberta.
Através do Sábio em nós, transformamos a solidão em solitude.